Quem disse que uma noite a dois perfeita precisa acontecer em um restaurante? É claro que sair para jantar é um programa que tem o seu lugar na vida de um casal. Mas o seu jantar romântico também pode acontecer em casa mesmo.
E pode ser até mais romântico assim. Imagine vocês dois, à luz de velas, cozinhando juntos, na companhia apenas um do outro e de um bom vinho? Nada mal, não é mesmo?
E como não podem faltar opções de pratos para essa ocasião tão especial, preparamos logo 10 opções para vocês escolher. Eles estão organizados tematicamente: carne, massa, peixe e até opções de salada e vegetarianas.
Prepare papel e caneta:
1. Tornedor de filé mignon e batatas ao murro
Tornedor
Separe 4 pedaços de filé mignon com aproximadamente dois dedos de espessura. Tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto.
Aqueça uma panela, coloque uma colher de sopa de manteiga e um pouco de azeite (ou outro óleo vegetal) para evitar que a manteiga queime. Quando a panela estiver bem quente, sele e doure o filé por 3 minutos, de cada um dos lados.
Não fure a carne, para que ela mantenha seus sucos. Coloque os filés em uma travessa no forno preaquecido a 180 graus por mais 15 minutos.
Utilizando a mesma panela em que a carne foi selada, pique uma cebola roxa em pedaços pequenos e refogue até que ela fique translúcida. Acrescente um ramo de tomilho, uma colher generosa de manteiga e um copo de vinho tinto seco da sua preferência.
Corrija o sal, caso ache necessário, e deixe cozinhar até o vinho evaporar e o molho encorpar. Regue os tornedores com o molho.
Batatas ao murro
Lave bem 4 batatas médias com casca e as cozinhe até que fiquem macias. Depois de cozidas, pincele-as com azeite de boa qualidade. Coloque as batatas cozidas em um forno preaquecido a 200 graus e asse até que a casa fique bem dourada.
Retire as batatas do forno, acomode-as em uma travessa, cubra-as com um pano e dê um soco (murro) em cada uma das batatas para que elas se abram e fiquem levemente achatadas. Tempere-as com sal e manteiga.
2. Massa com filé ao molho de mostarda dijon
Cozinhe meio pacote de massa tipo “gravatinha” (farfalle). O ponto ideal é al dente. Depois, pique 500 gramas de filé mignon em cubinhos pequenos de cerca de 2 centímetros cada.
Tempere a carne com sal e pimenta a gosto e doure-a com azeite em uma panela bem quente. Acrescente meia cebola picada em pedaços pequenos e um dente de alho amassado.
Coloque meio copo de requeijão cremoso e duas colheres bem cheias de mostarda tipo dijon. Misture a carne e a massa, verifique o sal e corrija o tempero. Cubra uma travessa com folhas de rúcula e coloque a massa ainda quente sobre essa “cama” vegetal.
3. Salmão lemon and pepper
Esta receita é para um filé de salmão de aproximadamente 800 gramas.
Faça uma mistura com sal a gosto, pimenta do reino, pimenta calabresa, raspas de limão siciliano (raspe apenas a parte verde mais fina da casca) e metade do caldo do limão.
Tempere o salmão e deixe-o marinando por aproximadamente meia hora. Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga e aqueça bem a frigideira.
Doure o salmão por aproximadamente 3 minutos de cada lado. Tenha cuidado ao virar o peixe, pois ele pode se despedaçar.
Utilize a mesma frigideira em que dourou o salmão, coloque uma colher de manteiga, três colheres de sopa de alcaparras e aspargos previamente cozidos no vapor. Refogue tudo até que os sabores se misturem bem e regue o salmão.
4. Abobrinhas recheadas
Corte três abobrinhas italianas no sentido vertical e retire um pouco do seu recheio, deixando-as com a aparência de um “pequeno barco”.
Faça um refogado com 400 gramas de carne bovina moída, temperada a gosto, cebola e tomates picados em cubos pequenos, alho e cheiro verde. Acrescente a esse refogado uma pitada de canela em pó ou pimenta síria.
Recheie os “barquinhos” de abobrinha com esse refogado e acomode-os em uma assadeira com a parte do recheio voltada para cima. Cubra o fundo da assadeira com molho de tomate caseiro até chegar nas bordas dos “barquinhos de abobrinha”.
Cubra a assadeira com papel laminado e coloque para assar em um forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até as abobrinhas cozinharem.
5. Canapés de abobrinhas e berinjelas
Lave bem e pique em rodelas duas abobrinhas e duas berinjelas. Unte uma assadeira com azeite e cubra o fundo da forma com as rodelas intercaladas. Tempere cada rodela com um pouco de sal.
Monte camadas sobre cada rodela com: tomates secos, folhas de manjericão e mussarela de búfala. Regue com azeite e leve ao forno. Sirva ainda quente.
6. Bruschettas de alho-poró
Fatie uma baguete ou pão italiano de sua preferência e toste-o rapidamente em uma grelha. Faça um refogado simples com alho-poró fatiado bem fino, um pouco de azeite, sal e pimenta do reino.
Refogue apenas até o alho-poró murchar um pouco. Mas atenção: não deixe que ele murche demais. Amasse com um garfo alguns tomates pelados.
Esfregue um dente de alho descascado em cada fatia do pão tostado e cubra as fatias com um pouco dos tomates pelados amassados. Coloque uma parte do refogado de alho-poró e cubra com queijo cheddar ralado.
Acomode as bruschettas em uma assadeira e coloque-as em um forno preaquecido a 200 graus, até o queijo derreter. Sirva com um bom azeite de oliva extravirgem.
7. Risotto de cogumelos
Mas e quem é vegetariano? Também não tem problema! Dá só uma olhada neste vídeo aqui, do canal Vai comer o quê? da Francielle Nogueira:
8. Salada panzanella italiana
E mesmo que você não seja vegetariano, pode sentir falta de uma salada para servir de entrada e temperar os primeiros momentos desse jantar romântico. Aqui vai:
Corte 200 gramas de pão dormido em tiras finas e depois pique essas tiras em quadradinhos. Doure-as em uma frigideira com um pouco de azeite. Corte também em tiras um pimentão vermelho e doure-o na mesma frigideira.
Coloque em uma tigela 5 tomates grandes picados em cubos e tempere com pimenta-do-reino e sal. Adicione alcaparras e filetes de anchova.
Junte tudo aos pedaços de pão, manjericão fresco, alcaparras e filetes de anchova.
9. Mousse de chocolate, o doce rápido para um jantar romântico
Se você caprichou no prato principal e acabou ficando sem tempo para a sobremesa, esta aqui é a opção perfeita. Ela pode ficar pronta em uns poucos minutos!
Quebre 100 gramas de chocolate meio-amargo em pedacinhos. Ferva 300 ml de creme de leite. Desligue o fogo, acrescente o chocolate e mexa até derreter. Depois, coloque essa mistura numa tigela e deixe-a na água gelada.
Bata a mistura, usando uma batedeira. Pegue um ovo, separe bata a clara, até que fique um suspiro suave. Adicione 50 gramas de açúcar refinado.
Adicione o suspiro à mistura de chocolate e mexa. Coloque em taças, adicione chocolate granulado e coloque na geladeira. Pronto!
10. Morangos recheados
Mais uma receita de sobremesa simples e rápida para o seu jantar romântico.
Coloque 350 gramas de morangos frescos num prato, sem os cabinhos e com a parte mais larga para baixo. Bata 220 gramas de cream cheese com meia xícara de açúcar de confeiteiro.
Coloque os morangos numa manga de confeitar, faça cortes profundos em cada um deles e preencha com a mistura de licor e açúcar.
Ufa! Com tantas opções, o seu jantar romântico tem tudo para ser diferente e inesquecível. Quem sabe até ele não se torna torna parte das melhores lembranças do casal? Esse dia pode ser memorável!
Ah, e antes de você começar a planejar o jantar romântico dos sonhos aí na sua casa mesmo, dá uma olhadinha no nosso post O vinho certo para cada prato. Assim, a combinação fica perfeita!
1 comentário